Preconceito

PRECONCEITO


Preconceito (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".
De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada "estereótipo".


Exemplos:
"todos os alemães são prepotentes", "todos os norte-americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios". Observar características comuns a grupos são consideradas preconceituosas quando entrarem para o campo da agressividade ou da discriminação, caso contrário reparar em características sociais, culturais ou mesmo de ordem física por si só não representam preconceito, elas podem estar denotando apenas costumes, modos de determinados grupos ou mesmo a aparência de povos de determinadas regiões, pura e simplesmente como forma ilustrativa ou educativa.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um erro. Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio.
Os sentimentos negativos em relação a um grupo fundamentam a questão afetiva do preconceito, e as ações, o fator comportamental. Segundo Max Weber (1864-1920), o indivíduo é responsável pelas ações que toma. Uma atitude hostil, negativa ou agressiva em relação a um determinado grupo, pode ser classificada como preconceito. http://pt.wikipedia.org/wiki/Preconceito


Preconceito na Igreja


A igreja precisa acaba com os preconceitos. Será que estamos prontos para aceitar os alcoólatra, as prostitutas, os viciados, os homossexuais, os tatuados e cheio de piercings,  a lésbica, a divorciada,  o jovem problemático e rebelde ?
Não podemos e não vamos compactuar com pecado, é claro, mas a obra de convencimento do pecado, da justiça e do juízo não é nossa, é do Espírito Santo, não podemos enfiar de goela abaixo o evangelho nas pessoas do nosso jeito. A mudança de comportamento para que os outros possam perceber vem de Deus. O Espírito Santo de Deus é o único que pode mudar o caráter de uma pessoa.
O preconceito e um julgamento depreciativo de alguém, Jesus disse: “Não julgais para não serdes julgados”. O ministério de Jesus era impactante através de relacionamentos de levar homens e mulheres a abrirem o coração para Deus?! Jesus não tinha preconceito com as pessoas que fosse até ele!  Não somos donos da igreja, é claro que o dono e proprietário é Cristo somos apenas mordomos, estamos ali para servir. Jo. 13- 34 Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros.
O preconceito leva à discriminação, à marginalização e à violência. Estas atitudes vem acompanhadas por teorias justificativas. O racismo e o etnocentrismo defendem e praticam a superioridade de povos e raças. Não vamos mudar as pessoas com aquilo que acreditamos, ou moldar as pessoas do nosso jeito. Quem muda as pessoas é o Espírito Santo, através da Palavra viva de Deus. Então o dever de cada cristão é aceitar o próximo como ele é e deixar que Deus mude, não nos. Portanto amado amigo esteja preparado para receber na igreja pessoas de todas as culturas, credo, raça, os grupos alternativos. Existem milhares de pessoas que precisam de Jesus e ainda não se decidiram a participar de uma igreja por causa do seu preconceito. Lembre-se estamos vivendo tempos em quem não temos que esperar o mundo vim a igreja, mas a igreja ir lá e buscar as pessoas para Jesus Cristo. Saia do seu comodismo e ame de verdade.


Sem preconceito


Jesus veio a terra e nos ensinou a valorizar as pessoas, Ele amou os pobres, prostitutas, cobradores de impostos, todas as pessoas. Ele nos ensinou a respeitar o Ser-humano.
Cada pessoa é um tesouro para Deus, cada pessoa tem valor para Deus.


O verdadeiro caminho para uma humanidade feliz está em cada pessoa respeitar o próximo e amá-los. Amor não é só sentimento é também atitude. O preconceito é uma enfermidade capaz de destruir uma  família, nação.


Somos diferentes, mas somos iguais. Deus não nos ver como o pobre, o rico, o negro, ou branco . Deus nos ver como seus filhos e ama a todos.

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE