AMOR ÁGAPE





INTRODUÇÃO


Ágape significa amor, é uma palavra de origem grega. Ágape pode ser o amor que se doa o amor incondicional, o amor que se entrega. O expressão ágape foi usada de várias maneiras diferentes entre os gregos, em passagens da Bíblia,
O termo foi muito utilizado, na Grécia antiga pelos filósofos, como Platão;
Ágape foi um termo muito utilizado pelos escritores cristãos, e aparece bastante nos textos do Novo Testamento, onde há muitas definições e exemplos de ágape;
Ágape é o amor de Deus para com todos os seres.  Nos Mandamentos, o termo aparece no começo de cada sentença.: Amar (ágape) a Deus sobre todas as coisas. No Sermão da Montanha o termo também é referido desde a primeira sentença. 
Ágape era também a primeira refeição que os cristãos dos primeiros séculos faziam em comum. Um banquete de confraternização como em Coríntios na festa do amor.


JESUS CONSOLIDA OS DISCÍPULOS ANTES DA SUA PARTIDA PARA O PAI

 JO 13. 1.38


Antes da festa da pascoa Jesus sabia que estava chegando sua hora de passar deste mundo para o Pai, isto é, a crucificação, mas havia amado os seus discípulos, que estavam no mundo, amou-os até o fim.
Já haviam acabado de ceia, o diabo já tinha posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que traísse Jesus. O Mestre sabia que o Pai tinha depositado em suas mãos todas as coisas, e que havia saído de Deus e estava na hora de voltar para Deus, neste momento Jesus levantou-se na ceia, tirou as vestes, e, pegou uma toalha, depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos discípulos, e a enxugar com a toalha com que estava cingido.

Simão Pedro perguntou a Jesus porque queria lavar seus pés, o  Senhor respondeu que aquele ato ele não entenderia naquele momento mas, entenderia depois. Pedro não se sentiu digno de Jesus lavar seus pés e não deixou, Jesus disse a Pedro se não deixasse lavar seus pés não teria parte com ele. Pedro então disse que o Senhor, poderia lavar seus pés e todo corpo. Jesus disse que uns do doze não estava limpo, porque bem sabia ele quem o um deles havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
Jesus depois que lavou os pés dos doze, se assentou outra vez à mesa. E disse se eles tinham entendido o que tinha feito. Afirmou para os doze que na realidade ele era Mestre conforme eles chamavam. 
O exemplo de humildade do Mestre e Senhor, sendo ele quem era lavou os pés dos discípulos e disse que eles deveriam fazer o mesmo. Seu exemplo foi para que eles fizessem também. Jesus disse que o servo não é maior do que o seu senhor, nem ele era maior do que o Altíssimo que tinha enviado. Se os discípulos seguissem seu concelho seriam felizes.
Essa palavra não era para todos, só para aqueles que ele tinha escolhido, mas para que se cumprissem as Escritura disse que um dos doze que comia pão com ele se levantaria contra ele. Na verdade Jesus dizia se alguém recebesse o que ele enviar, receberia a ele, e quem recebesse ele, receberia o Pai. Depois que falou isso Jesus ficou desassossegado, e afirmou, dizendo que seria traído por um de seus discípulos. Então todos os discípulos olhavam uns para os outros, duvidando de quem ele falava. Um de seus discípulos, aquele a quem Jesus amava, estava reclinado no seu seio. Então Simão Pedro faz um sinal, para perguntar quem era aquele de quem ele falava. Jesus então respondeu que seria aquele a quem ele daria o bocado molhado. Então deu o bocado a Judas Iscariotes, filho de Simão, então Jesus disse a Judas que o que ele faria podia fazer logo.
Nenhum dos doze compreendeu a que propósito Jesus disse aquilo. Os discípulos pensaram como Judas tinha a bolsa, pensavam alguns que Jesus lhe tinha mandado compra coisas necessárias para a festa; ou que desse alguma coisa aos pobres. Mas Judas tinha entendido o que Jesus disse, então saiu logo e era já noite.
Então Jesus disse que seria glorificado o Filho do homem, e Deus seria  glorificado nele, sendo Deus glorificado nele, também Deus seria  glorificado em si mesmo.
Jesus disse que ainda por um pouco tempo estaria com eles, e para onde ele iria eles não poderiam ir.


UM NOVO MANDAMENTO


O Mestre fala de um novo mandamento que daria a seus discípulos, esse mandamento seria que cada discípulo amasse uns aos outros; como ele amou a todos. Nisto todos conheceriam que eles seriam seus discípulos, se permanecessem em amor.
Simão Pedro pergunta para onde o Mestre iria, Jesus disse que para onde ele iria eles não poderiam ir com ele, mas agora deveriam segui-lo naquele momento. Pedro queria ir com o Mestre naquele momento e de dar ate a sua vida por ele. Mas Jesus disse que ele o negaria três vezes antes que o galo cantasse

A NOVA MORADA

Jo 14:1-31

Jesus disse para os discípulos não ficarem com o coração agitado; mas deveriam crer no Altíssimo Deus, e também crer nele o Messias ungido. O lugar aonde ele iria tinha muitas moradas que era a casa do Pai; por isso ele teria dito que iria preparar lugar. Depois desse lugar preparado, ele voltaria e os levaria para ele mesmo, para estar junto dele.
Tomé questionou o Senhor, pois não sabiam para onde ele iria; pois ficaria difícil saber o caminho. Jesus disse que ele próprio era o caminho, a verdade e a vida; e ninguém iria ao Pai, senão por ele. Então não seria difícil, pois se conhecesse ele também conheceria o pai; mas Filipe disse a Jesus que queria ver o Pai, Jesus disse que estava há tanto tempo com eles, e não tinham conhecido que ele e o Pai eram um em unidade,  pois quem via o Mestre também via o Pai.

As palavras que Jesus dizia não dizia dele mesmo, o Pai, que estava nele, é quem fazia todas as obras. Na verdade, Jesus dizia que quem cresse nele faria também as  obras que ele fazia , e não só elas mas as faria maiores ainda, porque ele iria para o Pai.


O FILHO SENDO GLORIFICADO NO PAI


E tudo quanto os discípulos pedisse em seu nome ele faria, para que o Pai fosse glorificado no Filho. Esse tudo seria o amor fraternal para da continuidade a obra que ele tinha começado, isto é, amar o próximo, amar a Deus acima de todas as coisas e ajudar os órfãos, viúvas e necessitados,..

Mas isso tudo tinha uma condição. Se eles amassem a ele, guardasse os seus mandamentos e amasse uns aos outros. Então ele rogaria ao Pai, e ele daria outro Consolador, para que ficasse com eles para sempre, esse Consolador é o Espírito de verdade, que o mundo não podia receber, porque não o viam nem  conhecia, mas eles conheciam, porque habitaria neles, e estava neles. Nisso o Senhor não os deixariam órfãos, pois  voltaria para eles.
Estava perto a sua morte, e o mundo não o veria mais, mas os discípulos os veriam, porque ele vive, e eles viveriam. Só quem tem os mandamentos do Senhor e os guarda esse é o que ama o Senhor, e aquele que ama o Senhor será amado de Deus Pai, e ele também os amará, e se manifestará a eles.

Judas (não o Iscariotes) disse ao Senhor, de onde ele viria que iria se manifestar a eles, e não ao mundo?

Mas Jesus na sua sabedoria respondeu, e disse: Se alguém amasse a ele, guardaria a sua palavra, e o Pai o amaria e viveria para ele, e fararia nele morada. Só  os que não amam o Senhor não guardam as suas palavras.

Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviaria em nome do Mestre, esse ensinaria todas as coisas, e os discípulos se lembraria de tudo quanto o Mestre tenha dito. Jesus antes de partir deixou a sua paz, não a paz do mundo. Eles não deveriam fica com o coração agitado, nem em temor.

Os discípulos ouviram o que Jesus disse que ele iria e voltaria para eles. Mas teria uma condição: Se eles o amassem, nisso certamente sentiram grande prazer porque ele disse que iria para o Pai; porque o Pai era maior do que ele.

Jesus não falou muito mais com eles, pois se aproximava o príncipe deste mundo, e nada tinha dele, isto é, era completamente diferente de Jesus. Mas era para que o mundo soubesse que Jesus amava o Pai, e que fazia tudo como o Pai mandou.


VIDEIRA VERDADEIRA

João 15:1-27

Segundo o Dicionário Aurélio, videira é uma planta trepadeira lenhosa, da família das vitáceas (viti vinífera), cultivadas no mundo inteiro, por seus deliciosos frutos.

Jesus é comparada a videira verdadeira, e Deus Altíssimo é comparado ao lavrador. Toda a vara que está ligada a ele da fruto e as que não dão fruto, ele a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto. Jesus fez essa comparação, pois seus discípulos já estavam limpos, pela palavra que ele tinha falado.

Os discípulos estavam nele, e ele nos discípulos; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também os discípulos, se não estivesse nele não poderiam dar fruto.

Jesus é a videira, os discípulos as varas; quem está nele, esse dá muito fruto; porque sem Cristo nada poderiam fazer. Se os discípulos escolhessem não está nele, seriam lançados fora, como vara, e secariam; não serviriam para nada somente para ser lançado ao fogo. Se eles ficassem ligados ao Mestre, e a palavra do Mestre estivesse neles, pediriam tudo, e seria feito. Tudo nas condições de discípulos. Nisto seria glorificado o Pai, que todos os discípulos deem muito fruto; e assim seriam discípulos. Como o Pai amou a Cristo, também ele amava cada discípulo, permanecendo no seu amor.

Se guardassem o seu mandamento, permanecendo no seu amor; do mesmo modo que ele tem guardado os mandamentos de Deus Pai, permanecendo no seu amor. Disse isso para que a sua alegria permanecesse neles, e a alegria deles fossem completa. O mandamento do Senhor é este: Que eles amassem uns aos outros, assim como ele os amou.
No mundo ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Jesus fez iss,o ele deu sua vida pelos discípulos e por todos aqueles que seguirem seus mandamentos. Seguindo seus mandamentos, todos nos seremos amigos de Cristo, se fizemos o que ele mandar.

Já os discípulos não seriam chamados de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas Jesus os chamou de amigos, porque tudo quanto eles ouviram de Deus Pai eles tinham conhecidos através de Cristo.

Não foram os discípulos que escolheram a Cristo, mas Cristo escolheu os discípulos, e os nomeou, para ir e dar frutos, e esses frutos permanecerem; a fim de dar continuidade e tudo quanto em nome do Mestre pedissem o Pai concederia. E a condição seria a mesma, que é o mandamento e ordem do Senhor: Que ameis uns aos outros.

Por amor ao senhor o mundo os odiaria, mas também o  mundo odiou ao Senhor. Se os discípulos fossem do mundo, o mundo os amaria, mas porque não eram do mundo, antes o Mestre os escolheu do mundo, por isso é que o mundo os odiava.

Perseguiram o Mestre também os perseguiriam, tudo isto faria por causa do nome do Senhor, porque não conheciam aquele que o enviou. Mas Jesus disse que aquele que o odiava, odiava também a Deus Pai. Tudo isso como estava na lei deles: Odiaram ao mestre sem causa.


O SOFRIMENTO POR AMAR JESUS

João 16:1-33

Por causa do nome do Mestre os discípulos seriam expulsos das sinagogas; e isto fariam, porque não conheceram ao Pai nem a Cristo. Jesus iria para o Pai para o Consolador vir, e convencer o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
1.    Do pecado, porque não creram no Senhor;
2.    Da justiça, porque Ele iria para o Pai, e não o veria mais;
3.    E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.

Mas, quando viesse aquele Espírito de verdade, ele guiaria os discípulos em toda a verdade; porque não falariam de si mesmo, mas falariam tudo o que ouviram, e  anunciaria o que havia de vir. Deus glorificará o filho, porque há de receber do que é seu. Tudo quanto o Pai tem é do filho; Então alguns dos seus discípulos disseram uns aos outro o que queria dizer isto: Um pouco? Pois não entendiam.

Jesus explica que na verdade, os discípulos chorariam e lamentariam, e o mundo se alegrariam, e eles estariam tristes, mas a tristeza deles se converteria em alegria. Como a mulher, quando está para dar à luz, sente tristeza, porque é chegada há sua hora; mas, depois de ter dado à luz a criança, já não se lembra da aflição, pelo prazer de haver nascido uma criança no mundo. Jesus veio de Deus Pai ao mundo; outra vez deixaria o mundo, e voltaria para o Pai.

Era chegada a hora, e já se aproximava em que Jesus seria crucificado e os discípulos dispersos cada um para sua parte, e o deixaria só; mas ele não estaria só, porque o Pai estava com ele.

Jesus animou os discípulos para ter bom animo com a sua paz; pois no mundo teriam aflições, mas com bom ânimo venceriam o mundo, pois ele venceu mundo.

CONCLUSAO


Jesus é o filho amado do Altíssimo Deus, por amor ele veio a esse mundo dar a sua vida por todos nós conforme Jo 3.16. Esse mesmo Deus que amou o mundo de tal maneira está em nós através do seu filho amado e do seu Espirito da verdade que habita em nós quando guardamos os mandamentos do Senhor.
Jesus ensinou o caminho para os seus discípulos para esta conectados a ele para sempre, ele através da sua palavra também nos ensina.

Amai a Deus acima de todas as coisa, a Cristo nosso salvador e ao nosso irmão como a nos mesmo, nisso teremos a paz de Deus em nós.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE