O HOMEM PREDADOR DE SI MESMO


Introdução:




Devemos seguir princípios das escrituras sagradas quando falamos do ser humano. Quando lemos o livro de Genesis, encontramos o criador organizando todas as coisas existentes no mundo, e por fim o homem. Deus cria o homem e lhe dá alma vivente, domínio sobre todas as coisas, livre arbítrio, responsabilidade sobre a vida e dever de respeitar ao próximo. Segundo Gênesis 1:24 a 31, o homem foi criado à semelhança de Deus e foi lhe dado o governo sobre todos os animais, plantas e toda a terra.

CORRUPÇÃO

A corrupção é o mal que se fez hospedeiro no homem. Desde a sua queda, a natureza humana carrega o mal em seu ser, onde a criatura se tornou fragilizada e mortal. O propósito de Deus é que o homem seja santo, assim como Ele  é santo, mas, o homem pecou e deste pecado resultou corrupção da humanidade e consequentemente a morte.
A corrupção trouxe desgraça a vida humana, essa desgraça que chamamos de pecado, erra o alvo, sair fora dos padrões divino, ser dono de si mesmo não tendo compromisso com Deus. O homem escolheu seu próprio caminho, se fazendo superior e ingrato.

Pv.16.2- Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o SENHOR pesa o espírito
Pv 14:2 – O que anda na retidão teme ao SENHOR, mas o que se desvia de seus caminhos o despreza.
Pv 14:12 –Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.


Toda a natureza geme, toda natureza foi corrompida, a terra sangra pelos que aqui foram pisados pela ira do mais forte. Toda alma pecou e se afastou de Deus. Na verdade não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque. (cf Ecl 7:2).

Como está escrito:

Rm 3:10-12 - Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só.
Rm 5.12-  Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Rm 6:23. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

O mal se hospedou no homem, tornando um ser destruidor, corrupto, predador de si mesmo, orgulhoso, presunçoso, maligno. Todo mal procura um hospedeiro e encontrou no homem condições boas para ali fazer morada, o pecado veneno da alma.
A morte procura o homem para traga-lo, ganhou legalidade em Adão. A morte é caracterizada pelo mistério, pela incerteza e, conseqüentemente, pelo medo daquilo que não se conhece, pois os que a experimentaram não tiveram chances de relatá-la aos que aqui ficaram. Todos esses atributos da morte desafiaram e desafiam as mais distintas culturas, as quais buscaram respostas nos mitos, na filosofia, na arte e nas religiões, buscando assim pontes que tornassem compreensível o desconhecido a fim de remediar a angústia gerada por ela.

A pergunta que todos fazem:

1.    Quem somos de onde viemos e para onde vamos?
2.    Fomos criados ou evoluímos de outra espécie?
3.    Porque o homem é tão diferente dos outros seres vivos?
Essas e outras perguntas são comuns e todos nós, conscientes ou inconscientemente, talvez já fizemos em algum momento da vida.
Entendo que ao contrário do que diz a teoria da evolução, o homem é um ser criado. Como vemos em Gênesis 2:7 que diz claramente que Deus criou o homem e usou o pó da terra como matéria-prima para esta criação tão especial. Após fazer o homem do pó da terra, Deus assoprou em suas narinas e lhe deu o fôlego da vida. Essa palavra tem tanta coerência que quando o homem morre volta de novo para terra de onde veio.

NASCIDOS DA CARNE

Somos dotados do livre arbítrio como já falamos, nem o criador, nem o diabo podem nos impor coisa alguma. Nossas ações é resultado da escolha que fazemos

I Cor 15.45 Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante.

A natureza adâmica é o homem natural do corpo, uma natureza sem Deus, humana somente, perdida, cruel. Os resultados dessa natureza vemos nesse mundo, onde o mal se instalou e dita as regras do cotidiano humano. A natureza adâmica paralisa a força espiritual, tornando o homem inoperante para Deus, fazendo tudo aquilo que é contra a natureza divina.
A natureza adâmica trouxe ao homem indiferença, preconceito, guerra, doenças, fragilidade, medo, fome. Esse  homem criado à imagem, semelhança de Adão e não mais de Deus, não teve a benção de Deus, por isso, é que herdou a natureza maligna, pecaminosa, pois humanamente foi criado à semelhança de Adão. Não sendo criado à semelhança divina, mas humana, por isso herdou, natureza corruptível e pecaminosa. O velho homem herdeiro das deformidades de Adão.

At 17.26 -"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação"

NASCIDOS DO ESPÍRITO

Os nascidos do Espírito, reconhece que devem renascer para Deus novamente. Deus plantou uma semente dentro de cada pessoa que é esse desejo.

Mt 11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

1.    Só os  nascidos do Espírito tem poder de tomar decisão certa;
2.    Só os nascidos do Espírito tem controle sobre o corpo;
3.    Só os nascidos do Espírito apagam a imagem corrompida do velho Adão;
4.    Só os nascidos do Espírito seguem os princípios divinos, que são exencial para uma vida plena e completa;

5.    Só os nascidos do Espírito recebem autoridade na terra, autoridade divina e um novo caráter.
6.    Os nascidos de novo, sabem que travam uma guerra sem tréguas, mas sabem que com o passar dos anos, com o amadurecimento espiritual vão, dia após dia, ganhando experiência nesta luta e tornando mais sábios graças à atuação de Deus presente na vidas.

Cristo é a imagem do homem sem corrupção, imagem do homem perfeito. A pessoa fica entusiasmada quando tem plena consciência do que é e tem em Cristo. Essa consciência e esse entusiasmo que motiva a uma vida plena o que resulta em crescimento. Isto contribui para alcançar o objetivo na vida sem medo.

Ao crer em Cristo, cada pessoa receberá o Espírito Santo, a qual levará o individuo a um relacionamento íntimo e afetivo com o Pai celestial e uma  convicção de que é filhos de Deus. Não será escravo para viver com medo, mas ser filho, família do Pai celestial, herdeiro de Deus e do seu Reino. No tempo certo, tomará posse desse reino (Mateus 25.31-34).

 Ao contrário de tantas riquezas terrenas, a herança do cristão não pode ser corrompida nem pode apodrecer. As coisas deste mundo são temporárias (cf Hb 1:10-12). Toda herança terrena irá apodrecer, oscilar e cair, mas nossa casa celestial nunca apodrece (cf Hb 11:9-10,13-16). Nossos pertences espirituais são puros e livres de contaminações. O futuro lar de um cristão não é manchado pelos males morais e espirituais que vemos freqüentemente neste mundo. No entanto, as Escrituras falam que a herança do cristão é diferente. Não irá desaparecer com o tempo. É tão eterna quanto a palavra que a promete

1 Pd 1:24-25 - Porque Toda a carne é como a erva, E toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor; Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
Jo 3.8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Os nascidos do espirito não verão a corrupção. Receberam o Espírito Santo como selo e penhor, como garantia de que são propriedade exclusiva de Deus, restaurados, vivendo agora a vida em Cristo, não em Adão.

Se você almeja uma mudança de vida e deseja nascer novamente, é necessário que se arrependa dos seus maus caminhos. Enquanto a velha criatura estiver ativa em você estará inoperante para ser uma nova pessoa.

Conclusão

Não aceite a corrupção em sua vida, não deixe que o mal faça parte de sua dela. Seja uma pessoa honesta, amiga.

Jesus oferece a alternativa:

Compartilhar, não acumular. Colaborar, não competir. Ser solidário, não egoísta. Perdoar, não vingar. Viver a justiça, não “fazer” justiça. A salvação está no andar como Jesus andou. Vamos usar nossa capacidade mental e espiritual na totalidade, para uma mudança radical na sua forma de pensar e agir. Podemos sim fazer um mundo melhor vivendo a natureza do criador em nos, e do seu Ungindo Cristo que é um exemplo de pessoa a ser seguido.

Por. Marlon Fernandes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE