ALCATÉIA LOBOS FAMINTOS – CAES GULOSOS



Mt 7.15 - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

A perda da identidade ovina da igreja por conta de sua alcateização não é um fenômeno da igreja contemporânea, atual ou moderna.O apostolo Paulo  já havia alertado os presbíteros da Igreja em Éfeso para os estragos que os lobos disfarçados (ou não) de ovelhas poderiam causar ao rebanho.

At. 20:29-30 - Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho; E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.

E, antes mesmo de Paulo, Jesus, o Messias, já havia advertido seus discípulos sobre tal perigo dos falsos profetas, que viriam até a igreja vestidos como ovelhas, mas, interiormente, seriam os lobos devoradores. Infelizmente há muitas “igrejas” que não são constituídas por rebanhos (de ovelhas), mas são verdadeiras matilhas (grupo de cães) e até mesmo alcatéias (coletivo de lobo).
Is 56.10-11- Todos os seus atalaias são cegos, nada sabem; todos são cães mudos, não podem ladrar; andam adormecidos, estão deitados, e gostam do sono.
E estes cães são gulosos, não se podem fartar; e eles são pastores que nada compreendem; todos eles se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, cada um por sua parte.

Esses mordem, devoram e destroem as pobres ovelhinhas que entram pensando que é um aprisco, mas que na verdade é um matadouro.

Jesus falou à multidão e aos seus discípulos:

cf Mt 23; Disse que na cadeira de Moisés estavam assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas que diziam, não procedia em conformidade com as suas obras, porque diziam e não compriam.

Atavam fardos pesados e difíceis de suportar, e colocavam aos ombros do povo, mas eles mesmos, porém, nem com o dedo queriam mover. O dogmatismo forte  sobre  todos.

Os escribas e fariseus faziam as obras a fim de serem vistos pelo povo:

 Traziam largos filactérios (Os filactérios ou tefilins eram pequenos rolos ou caixinhas de couro que os judeus religiosos usavam presos à testa, perto do coração, e no braço direito. Essas pequenas cápsulas continham quatro passagens da Torah:), e alargam as franjas das suas vestes, amavam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, as saudações nas praças, e gostavam de serem chamados pelos homens de mestres.
Só o Messias é o nosso Mestre, Pastor, Sumo sacerdote e Senhor, a saber, e todos nós somos irmãos amados. E a ninguém na terra chamamos de pai, porque um só é o nosso Pai, o qual está nos céus, o Altíssimo.  (Isto é, autoridade sobre nós). O maior entre nós será sempre nosso servo e quem quiser a si mesmo se exaltar deve se humilhar, e o que a si mesmo se humilhar seja exaltado.

Jesus chamava os escribas e fariseus de hipócritas:

Eles que dificultavam aos  homens o reino dos céus; não entravam e nem deixavam entrar aos que estão querendo entrar. Eles devoravam as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações, enganando a muitos.

Jesus disse a esses: que sofreriam mais rigoroso juízo.

Esses escribas e fariseus percorriam o mar e a terra para fazerem um prosélito, isto é, converterem pessoas a suas religiões, suas doutrinas e depois de o fazerem isto faziam esses filhos do inferno duas vezes mais do que eles, presos em costumes que não levavam a Deus e sim a prisão da alma.

Eram condutores cegos, insensatos, porque diziam que era jurando pelo templo feito por mãos humanas, que nada era, mas o que jurava pelo ouro do templo, esse era devedor.

Deus não habita em templos, nem em motes, ali ele não está.

A essência do conceito cristão de Igreja não são quatro paredes, não são ogivas e vitrais, não são cúpulas e abóbadas, não é uma torre sineira ou um claustro, não é um altar frio de cimento. Também não é um edifício ao qual se justapõe uma cruz como símbolo ou outro qualquer elemento. A Igreja não é o templo para a habitação de Deus. Deus não habita num templo feito de pedra ou de betão mesmo que revestido a ouro. O templo não serve para transmitir a ideia de Deus nem para acolher a Deus. As sagradas escrituras é bem clara quando refere que Deus não habita em templos feitos pelas mãos dos homens.

At 7.48-50 - Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: O céu é o meu trono, E a terra o estrado dos meus pés. Que casa me edificareis? diz o Senhor, Ou qual é o lugar do meu repouso? Porventura não fez a minha mão todas estas coisas

I Rs 8.27-"Mas, na verdade, habitaria Deus na terra? Eis que o céu, e até o céu dos céus, não te podem conter; quanto menos esta casa que edifiquei!".

At 17.24- O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;

O apóstolo Paulo quando pelo Espírito Santo escreve em primeiro mão aos Coríntios e depois a todos em toda a parte e em todo o tempo afirma que somos templos em que o Espírito de Deus habita, cf Cort 6.19.

Jesus disse a mulher samaritana quando perguntou onde era o verdadeiro lugar de adoração:

Jo 4.21-24 - ,crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus. Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Então procure Deus, buscando em espírito e em verdade. Não seja uma pessoa  de dura cerviz, orgulhoso, cabeça dura e incircuncisos, não consagrado ao Senhor de coração e ouvido, que sempre resistem ao Espírito Santo; assim são como os antigos. Cf At  7, são insensatos e cegos.

Os escribas e fariseus, eram hipócritas, pois que dizimavam a hortelã, o endro e o cominho, e desprezavam o mais importante da lei de Moises, que era o juízo, a misericórdia e a fé; deveriam, porém, fazer estas coisas, e não omitirem outras.

Com essas veementes palavras, o Senhor condena solenemente aqueles que podemos designar como o “clero” de Israel. Esses guias cegos eram duplamente culpados, pois não entravam no reino dos céus e também abusavam da sua autoridade para impedir que outros entrassem (v. 13). Escrupulosos em extremo por pequenas coisas, negligenciavam as mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fé (v. 23). Além disso, a sua máscara hipócrita enganava as pessoas simples que neles depositam sua confiança. Muito indignado, o Senhor Jesus revela-lhes a sua verdadeira face: são sepulcros caiados (mortos interiormente), são “serpentes”, assassinos e filhos de assassinos.

LOBOS NUNCA FORAM OVELHAS, LOBOS NUNCA FORAM PASTORES.

Quanta semelhança nos dias atuais em que vivemos!

Lobos nunca foram ovelhas, lobos nunca foram pastores. Por tudo isso aos cristãos é de suma importância saber mais sobre os lobos para poderem perceberem se estão dentro de um aprisco ou no meio de uma alcatéia. O lobo é um animal mamífero carnívoro da família dos canídeos (Canis lupus), semelhante a um cachorro de grande porte.

Os lobos vivem em grupos (alcatéia). Possuem um senso de hierarquia altamente desenvolvido, que lhes permite viver em sociedade organizada e cooperativa sem necessidade de se recorrer a combates mortais pela liderança. A liderança é feita conjuntamente por um macho e uma fêmea alfa (par-alfa). Assim, uma alcatéia normalmente é uma "família expandida" e consta de um número muito flexível de indivíduos liderados pelo casal alfa: a fêmea-alfa, a líder de todas as fêmeas, e o macho-alfa, líder de todos os machos e o responsável usual pelo "cronograma" do grupo. Os lobos são amistosos e amigáveis entre si. Gostam de estar juntos e mostram uma grande afeição mútua. Possuem amabilidade e exuberância. São brincalhões quando novos e violentos quando adultos.

Temos que combater falsos pastores, enganadores e fraudadores, falsos pregadores, contradições nas doutrinas, dogmas, credos e crenças, esses que somente estão interessados na lã e na gordura das ovelhas (cf Judas 12) e as vendem à quem pagar mais, pois não passam de mercenários.

Ez 34.1-11 - E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse.
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas;
Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do SENHOR:
Assim diz o Senhor DEUS:
Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto. Porque assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu, eu mesmo, procurarei pelas minhas ovelhas, e as buscarei.
20,23-24 - Por isso o Senhor DEUS assim lhes diz: Eis que eu, eu mesmo, julgarei entre a ovelha gorda e a ovelha magra.
E suscitarei sobre elas um só pastor, e ele as apascentará; o meu servo Davi é que as apascentará; ele lhes servirá de pastor.
E eu, o SENHOR, lhes serei por Deus, e o meu servo Davi será príncipe no meio delas; eu, o SENHOR, o disse.


CONCLUSÃO:


O Messias vindo da linhagem de Davi é esse pastor, vido do Altissimo para apascentar a suas ovelhas. O Messias ungido do Altissimo é  o caminho, a verdade, a vida,  a luz do mundo,  a fonte da água viva, o Bom Pastor”.
O ungido do Senhor quer te livrar do ladrão lobo salteador, Ele é a porta das ovelhas, Ele é o bom pastor que dá a vida pelas ovelhas cf Jo 10.11. Fuja do mercenário que não é pastor, e sim ladrão e salteador cf Jo 10.10.
Medite em Jo 10.

Auxilio: http://macfly.multiply.com, BIBLIA NVI,

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE