LOBOS APRISIONAM AS PESSOAS EM DOGMAS




INTRODUÇÃO


A pergunta é: quem estou tentando ser?


Cl 2.20-23 - Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: 21- Não toques, não proves, não manuseies? 22- As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; 23- As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.




Ø  Igreja não deve ser um lugar onde as pessoas se sintam reprimidas;
Ø  Não devemos ensinar as pessoas sobre um Deus estraga-prazeres, disposto a impedir a felicidade de seus filhos.
Ø  Temos de apregoar que o Senhor proporciona vida em abundância.
Ø  Os pastores não devem enxergar como fiscais dos atos das pessoas que fazem parte da sua igreja.
Ø   Devem sim, de maneira oposta, facilitar para que os talentos e dons sejam usados para a expansão do reino de Deus (YHWH).

DOUTRINA OU COSTUME?


I Cort 10.31 - Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.

O número de pessoas que desistiram de fazer parte de uma igreja, que viveram um cristianismo mascarado crescer a cada dia e isso demonstra, todavia, que o assunto precisa urgentemente de uma resposta bíblica.
Devemos sim, ter um interesse em tratar de usos e costumes na igreja, isso não significa que desejemos assumir uma postura eticamente liberal, mas tão-somente, reavivar a Teologia da Graça.

Ø  Precisamos urgentemente passa uma mensagem mais positiva e menos proibitiva, sem neura para as pessoas.
Ø  Igreja não deve ser o local conhecido onde proíbe tudo;
Ø  Uma imagem da igreja que faz as pessoas não se interessarem por conhecer os conteúdos do evangelho em virtude de passarem a imagem de que são sempre do contra.
Ø  Somos conhecidos como os que proíbem tudo.
Ø  Infelizmente muitas igrejas tem criado pessoas preconceituosas, pseudo santas, vivem em um mundo surreal, vivem um legalismo religioso.
Ø  A palavra “legalismo” não é encontrada na Bíblia; é um sinônimo de legalidade ou observância da lei. No meio evangélico, entretanto, ela tem assumido o sentido de uma conformidade excessiva à letra dos mandamentos e doutrinas. O Senhor Jesus, no entanto, não se enquadra no termo de legalista.
Ø  Legalistas eram os religiosos, como os fariseus da Sua época, e os antigos contra quem falaram os profetas. Distinguimos as seguintes particularidades que os caracterizavam, chamadas também de farisaísmo, pois os fariseus passaram a tipificar essas características:


FORMALISMO NA IGREJA: a prática rigorosa de atos e rituais religiosos apenas para obedecer aos costumes e manter a aparência de religiosidade. O SENHOR através do profeta Isaías, disse ao povo:

Is. 1.13-17 - “Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação… não posso suportar iniqüidade associada ao ajuntamento solene... Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei ao opressor; defendei o direito do órfão, pleiteai a causa das viúvas”

O povo honrava a Deus com os seus lábios, mas o seu coração estava longe dEle.

BEATICE NA IGREJA: viver na escrupulosa obediência de minuciosos preceitos religiosos, negligenciando os fundamentos mais importantes: “

PRESUNÇÃO NA IGREJA: julgar que é dono da verdade, desprezar e condenar todos aqueles que pensam e agem de forma diferente.

TRADICIONALISMO NA IGREJA: seguir e defender crenças e costumes transmitidos por antecessores através do tempo, dando-lhes caráter doutrinário. Isto foi severamente censurado pelo Senhor.

Mt. 15.3-9 - “Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição? … invalidastes a palavra de Deus, por causa da vossa tradição. Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens”.


DOGMATISMO NA IGREJA: De um modo geral, o dogmatismo é uma espécie de fundamentalismo senso comum. Os dogmas expressam verdades talvez não certas, indubitáveis e não sujeitas a qualquer tipo de revisão ou crítica.

Costume não é doutrina;

a) A doutrina tem origem divina; o costume é humano;
b) A doutrina tem alcance universal; o costume é apenas local;
c) A doutrina é imutável; o costume é temporário.
d) A doutrina bíblica gera bons costumes, mas bons costumes não geram doutrina bíblica. (Pastor Antônio Gilberto, um dos ícones da Assembléia de Deus no Brasil)

Viver sob o julgo pesado do homem, cria mais apostasia (abandono da fé) do que frutos com suas proibições e exclusões.
É muito sério essa questão de que se deve seguir sempre tudo o que falam pastores (ou padres, ou bispos, ou apóstolos”), por que estes homens religiosos querem ser mais importantes que HaMashiach Senhor.

Muitos cristão tem colocado suas esperanças não em HaMashiach Senhor, nosso Salvador, mas, nas crendices e fantasias que homens religiosos (pastores, bispos, padres, apóstolos”) estão manipulando através da igreja instituição.
As verdades precisam ser revisadas ou criticadas, tudo que a sociedade cristã simplesmente tornou-a verdade absoluta. É uma atitude dos indivíduos de crer na existência de algo sem ter dúvidas, o que ocorre desde a antiguidade, onde muitos filósofos, como Platão e Aristóteles, se recusavam a crer em alguns fatos estabelecidos e ditos como verdade.


Medite:

A verdade que conhecemos pela Graça de Deus é Jesus, ao mesmo tempo em que é em Jesus que a Graça de Deus ganha todos os seus contornos e conteúdos em favor dos homens. Quando se prega Jesus, se prega o Evangelho. Jesus é o Evangelho. Assim, também, quando se prega Jesus se prega Graça; pois, fora de Jesus onde mais existe Graça? A Graça é de Deus. Não é Deus que é da Graça!

Primeiro, creia: Ninguém tem o poder afastar Deus de ninguém. Portanto, não se preocupe com o sistema quanto a Deus. Deus se cuida. Deus é Deus. Deus é livre. E o Vento sopra aonde quer!...

Segundo: Pregue. Mas não contra o sistema. O sistema corrompido e enganoso a gente denuncia na medida em que eles mesmos tragam suas questões a nós enquanto caminhamos, como aconteceu com Jesus. No mais, Ele mesmo, Jesus, só gastou tempo com o sistema quando decidiu que era hora de morrer na Cruz. Sim! Pois no sistema está a morte, e Jesus não se ocupou de nada a não ser da vida. E foi somente na Hora de morrer que ele procurou a tumba: o templo, o Sinédrio e as autoridades religiosas. Mas como Jesus já morreu pelo e contra tal sistema de engano religioso, você não precisa ir para a cruz apenas por ir para a cruz.

Assim, digo a você: Pregue Jesus. Pregue a todos. E não faça apologia da Graça. Pois, se o fizer, ela virará “doutrina”; e seria outra vez o fim de tudo. Você lembra de discussões de Jesus sobre a Graça de Deus? Ele não falava dessas coisas. Ele as realizava. E, Nele, Graça não é feita de palavras, mas de gestos e atos. Portanto, digo a você: Vá você e faça o mesmo! Só não morra na cruz por raiva ou paixão sem sabedoria. Sim! Vá a todos os lugares. Grite e pregue quando puder. Mas não se ocupe do sistema, pois, seria como se ocupar daquilo que não vale a vida, e que não salva ninguém; posto que somente suscita encontros de morte de cruz. Há milhões e milhões fora do sistema. Procure-os. É fácil achá-los. Eles tropeçam em nós todos os dias. Use toda essa alegria e energia a fim de pregar Jesus! E fique tranqüilo, pois, se Jesus não teve no sistema o Seu tema essencial, então é para que nós, discípulos, sigamos os Seus passos. Pastor Caio Fabio

CONCLUSÃO

Pastores e lobos tem algo em comum: ambos se interessam por ovelhas, gostam e vivem perto delas. Assim, muitas vezes, pastores e lobos nos deixam confusos ao tentarmos saber quem é quem. Isso porque os lobos desenvolveram uma astuta técnica para se disfarçarem de ovelhas interessadas no cuidado de outras ovelhas. Parecem ovelhas, mas são lobos. No entanto, não é difícil distinguir entre pastores e lobos. O discernimento não é um expediente passivo como dom dado a poucos indivíduos, mas é importante arma de defesa que deve ser exercitada.
Estejamos todos nos com os olhos bem abertos e com os pensamentos voltado para o Senhor Yehoshua  HaMashiach.
Abaixo todo dogmatismo que aprisiona e escravizam pessoas. Vamos servir ao nosso Senhor com liberdade e vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Não negocie seu olho direito, o inegociável olho da pontaria”

O VERDADEIRO SINGNIFICADO DA PALAVRA HEBRAICA “AMEN”

A CEIA DE JESUS, DE CORINTIOS E DA ATUALIDADE